Varejista de tintas cresce 77% em faturamento no semestre
São Paulo – O varejo de construção civil está aquecido. Os últimos dados divulgados pelo IBGE, na última semana, mostraram que as vendas cresceram 10,4% em abril sobre março, índice bem acima do varejo geral, que foi de 1,8% de crescimento.
O varejo de construção civil foi um dos menos afetados pela crise e pela pandemia. E, por ser assim, facilitou o crescimento das redes de franquia ligadas a ele. A Pinta Mundi Tintas é um bom exemplo de crescimento exponencial na pandemia. No final de 2019, a rede era composta por 17 lojas, entre próprias e franqueadas. Hoje, tem 70 (entre as que estão abertas e as já comercializadas) – e pretende fechar o ano com 80, pelo menos. “Nosso ritmo de inaugurações está intenso e as lojas em operação estão performando muito bem”, comemora Nassim Katri, fundador da marca e franqueador.
Só em junho, a marca inaugurou lojas no estado de São Paulo, em Santo André, Campinas, Jundiaí, e na capital (loja nova em Lauzane Paulista, Tatuapé e reinauguração na Pompeia), e também em Roraima, em Boa Vista. Mas, nos meses anteriores, passou por Rio das Pedras (SP), São Caetano do Sul (SP), Vila Jaguara (capital paulista), Belo Horizonte (MG), Itupeva (SP) e Bragança Paulista (SP). “Ainda faltam lojas para inaugurarmos nos próximos meses, que já estão em implantação”, comemora.
Em termos de faturamento, a marca informa que ampliou o índice em 77% no primeiro semestre do ano, em relação ao ano passado – número contabilizado com todas as lojas da rede. “Se contarmos apenas as lojas que tínhamos até o final de junho de 2020, para compararmos o crescimento delas, esse índice é de quase 30% de crescimento do faturamento. É preciso levarmos em conta que o primeiro semestre do ano passado foi marcado pelo início da pandemia e ter um aumento de faturamento desses é bastante expressivo”, pondera o franqueador.